domingo, abril 30, 2006

Nós não somos franceses!


"Como se não bastasse as denúncias feitas pelo jornal carioca O Globo, sobre a farra dos combustiveis, agora ficamos sabendo estarrecidos que nos três primeiros meses do ano, o governo federal aumentou seus gastos em mais 6,9 bilhões de reais. Você sabe o que é isso, amigo leitor? Significa que todos nós, todos nós, os cidadãos e contribuintes, estamos pagando esse aumento nas contas (leia-se farras) públicas do governo, com aumento de pessoal e máquina, sem podermos fazer absolutamente nada. Mas vamos com calma. Vamos tentar explicar os dois fatos.

Você sabe quanto ganha um deputado federal em Brasília? Foi sobre isso que o jornal O Globo noticiou esta semana, ao mostrar quanto o povo brasileiro pagou a cada deputado federal, para eles reembolsarem pela "gasolina" utilizada por eles. Pois bem, eu vou dizer com números quanto cada deputado federal ganha para você leitor. O distinto deputado recebe 12 mil e 800 reais de salários. Vá contando. Acrescente a isso, mais 50 mil reais, eu falei 50 mil reais para verba de gabinete. Além dessa quantia "pequena", eles ainda têm direito a 15 mil para pagamento de correios e contas com telefones celulares. Você já pensou? E isso, ou melhor, TUDO isso, pago com o seu dinheiro, com o seu imposto, com o seu esforço. E ainda falam que o país vai crescer e ainda se auto-elogiam em propagandas caras em jornal, rádio e TV. Propagandas pagas com o dinheiro de quem? O seu, claro.

Pois bem. Além desses 12 mil e 800 reais, 50 mil de verba de gabinete, 15 mil para correios e telefone, o distinto ainda tem direito a 2 mil e 500 reais de ajuda de custo, MENSAL, para despesas com moradia. TUDO isso pago por quem? A essa altura eu não posso mais dizer. Você já sabe. Continuemos. Como se achassem pouco o dinheiro que ganham para NOS REPRESENTAR essas ratazanas ainda tem direito a verba para gasolina. Foi isso que o jornal O Globo noticiou esta semana, dizendo que só em 2005 a Câmara dos Deputados, estou falando só a Câmara dos Deputados, torraram 41 milhões de reais. Isso mesmo. 41 milhões de reais. Você já pensou? E você quanto ganha? Qualo valor do salário mínimo? E eles ainda fazem propaganda se auto-elogiando eelogiando o valor do salário mínimo. Pode? Só aqui no Brasil.

Pois bem. Para terminar a Folha de São Paulo de hoje, está trazendo entre suas matérias, que nos primeiros três meses de 2006, o governo socialista (ou seria comunista?) de Lula, aumentou os gastos públicos, pessoal e custeio da máquina (eficientíssima!!) em mais 6,9 bilhões de reais, representando um aumento de quase 15%. Durma-se. Por muito menos, mas bote muito menos, ocorreu a revolução francesa destituindo um parlamento corrupto e um reinado atolado em desmandos, desperdícios, esbanjamentos às custas do povo francês. Mas, infelizmente, nós não somos franceses. Infelizmente."

E-mail que circula pela rede mundial de computadores. Um assunto muito sério, que já foi tema de inúmeras discussões em rodas de amigos, porém que parece nunca dar-nos a esperança de um final feliz. Já pensei muito sobre a possibilidade de uma atitude dura e revolucionária por parte do povo, chegando a afirmar que o que faltava ao Brasil era ter passado por uma guerra, uma revolução civil interna. Não sei se em nossa realidade tal movimento caberia e chegaria a suas finalidades. É uma questão a se pensar.