quinta-feira, junho 15, 2006

Juventude corrompida

Por vezes, ao fazermos uma análise de nossa sociedade como um todo, chegamos a conclusões como essas descritas logo abaixo. Extremamente atuais, parecem traduzir com grande eficácia a opinião de muitos hoje em dia.
“Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem seus pais e são simplesmente maus.”
Sócrates 470-399 a.C.
“Não tenho mais nenhuma esperança no futuro de nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”
Hesíodo 720 a.C.
“Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
Sacerdote 2.000 a.C.
“Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.”
Babilônia 4.000 a.C.
Porém, é deveras interessante perceber como a sociedade em geral parece estar fadada a períodos cíclicos, que se repetem de tempos em tempos. Momentos de guerra e de paz. De colher e de plantar. De crise e de prosperidade. De enterrar os mortos, e de acolher novas gerações. De desespero e de esperança. Se pudéssemos compreender todos os nossos erros do passado, e aprender com eles...
Se por um momento o ser humano conseguisse deixar de pensar em si próprio em favor do próximo, de sentimentos nobres e verdadeiros...
Se pudesse ter o amor e altruísmo em lugar da ganância e ambição... Se conseguisse por um instante descansar na sombra do Altíssimo...
Gosto dessa força, dessa dinâmica, dessa iminência, dessa vida que flui e corre nas veias dos jovens... Esse impulso, esse vigor, que nos leva a crer sermos capazes de construir um mundo diferente. Melhor. Uma realidade mais justa e universal. Que nos transforma em super-homens, superiores às gerações passadas. Sedentos de conhecimento. De sabedoria. Glória e honra.
Verdadeiros guerreiros. Lutando em busca de um ideal. Com um objetivo. Um alvo a ser alcançado. Transformemo-nos em Cavaleiros da Paz. Em busca de um tesouro sem preço. Sem medida. De valor incalculável.
Transformemo-nos. Antes que seja tarde...
P.S.: Para visualizar os autores das citações, selecione com o mouse a linha abaixo de cada um deles.