sexta-feira, setembro 08, 2006

Valores e Ideais

Um homem, deve ser forjado no calor da batalha, em meio ao fogo, assim como a espada que é levada à fornalha a fim de que suas impurezas sejam extintas. Torna-se então, exemplo a ser seguido, admirado por suas qualidades e segurança.

Deve se cobrir com o manto da sabedoria e honestidade, e lutar, para que possa alcançar seus ideais. Ideais de justiça, honra, força, lealdade, temperança, amor e liberdade.

Deve ser forte, para proteger os mais fracos. Honrado, para que dele não se encontre do que falar. Exemplo de indivíduo. Justo, para que possa corrigir as injustiças que encontrará em seu caminho e reconhecer as desigualdades. Leal para consigo próprio e para com os seus. Irmão nos princípios. Honesto, uma vez que não vê vantagens no que é falso, e que a mentira e a desonestidade corrompem o homem. Manso e temperado, para que não se exalte desnecessariamente, e que possa pensar com lucidez e razão. Amor para com seus semelhantes. Será amado em vida, e lembrado por toda a eternidade pelos seus.

E liberdade. Um homem só atinge a sua plenitude, num estado de liberdade. Não existe conceito mais belo e misterioso. Mais doce e grandioso. Livre, é o homem dono de si, responsável por seus atos e vontades. Um desejo que acalenta e encontra morada em todos os corações humanos. Sonhamos com a liberdade desde o ventre de nossas mães. E durante toda nossa vida, este é um sonho que o homem busca, alimenta, com todo o seu ser, com toda a sua força, de todo o seu coração. Do seu íntimo, nasce o desejo de ser livre. Dono de si. Autônomo.

Um homem, na excelência da palavra.
Andrey Negro Andrade