segunda-feira, agosto 06, 2012

Posicionamento


Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres.
Voltaire

Quando eu era mais novo, e em uma conversa ouvia uma opinião que me parecia idiota e sem razão, a qual não concordava, preferia a neutralidade e procurava não polemizar, acreditando que deveria aprender com os mais velhos, que eu devia procurar observar as coisas por um outro ponto de vista e que ainda tinha muita coisa pra aprender.

Depois de um tempo comecei a pensar melhor, e percebi que ficar calado não é a melhor saída, e que expressar nossas opiniões e ideias não significa que estamos sendo desrespeitosos para com os outros. Aprendi que devemos ter personalidade para expor e defender nosso ponto de vista, e que isso não significa de forma alguma que você não respeita a opinião da outra pessoa. Afinal de contas, se as pessoas pensam de uma maneira diferente da sua, elas devem ter suas razões, as quais eu desconheço; e quem seria eu para julgá-las?

Contudo, penso também que devemos cuidar para que uma passividade excessiva na demonstração e defesa de nossas opiniões não permita que a arrogância e mediocridade dos tolos sobrepuje a humildade que o conhecimento confere aos sábios.

Aliás, infelizmente, percebo que muito da situação em que nos encontramos derive dessa fatalidade: enquanto o tolo fala, o sábio se cala. Se cala pois socraticamente sabe que só sabe que nada sabe. E com isso vamos nos afundando no mar de tolices e futilidades criadas por aqueles que ocupam essa lacuna.

Nunca alcançaremos o conhecimento definitivo. É fato. Contudo, Edmund Burke já defendia que para o triunfo do mal (ignorância), basta que os bons homens, ou, se me permite, os pensadores não façam nada...
Como dizia nosso amigo Descartes, pensar implica na minha existência. Contudo, a existência de um indivíduo, não implica que ele pense.

Pense nisso ;-)

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,