IV Jamboree da Fraternidade, 2 de janeiro de 2007
Hoje levantamo-nos cedo, e uma vez uniformizados, dirigimo-nos para Cochabamba dentro de pequenos ônibus. Chegando a uma praça da cidade onde já havia sido montado um palco e seriam hasteadas as bandeiras de todos os países presentes, houve um cerimonial, contando inclusive com a presença do prefeito de Cochabamba e grupos musicais locais.
"Almoçamos" entao no Burger´s King (estilo Mac Donald´s), um sonho de consumo para os que há dias nao se alimentavam bem - nossa alimentaçao era basicamente de água e Coca Cola, algumas frutas e "empanados de queso" (uma espécie de massa assada com uma quantidade irrisória de queijo por dentro).
À tarde, dirigimo-nos ao centro a fim de conhecer "La Cancha", uma espécie de mercado municipal (um tipo de "camelódromo", porém com produtos nacionais e voltado especialmente para os turistas), lugar que nosso querido amigo Carlos que estivera conosco no Trem da Morte já havia nos recomendado.
O mercado estende-se por várias ruas, criando inclusive corredores de lojas. Os produtos sao os mais variados, indo desde a tradicional folha de coca e artigos de artesanato boliviano, passando por alimentaçao, roupas novas e usadas, temperos, bebidas (uma coca cola daquelas pequenas, de 290 ml sai por 1 Bs, ou seja, cerca de R$ 0,33), lojas de tênis e camisas de clubes e seleçoes (a camisa da Seleçao Brasileira pode ser comprada aqui por cerca de 105 bolivianos, ou seja, cerca de R$ 35), até chegar a animais domésticos e silvestres.
Ao voltarmos para o Centro Scout (por volta das 16:30), local de onde sairiam os ônibus de volta ao acampamento, acabei por perder-me do grupo de brasileiros, e imaginando que já houvessem retornado, tomei um dos micro ônibus que se dirigaim para o subcampo.
Cheguei cedo, e aproveite para tomar um banho e descansar um pouco. Os brasileiros chegaram mais tarde apenas (haviam ido comer em uma pizzaria chamada Elli`s, que serve entre outras, uma pizza gigante de 1 metro e meio de diâmetro), e a festa que estava marcada para aquela noite (Bolívia Mágica - um conjunto de danças folclóricas e culturais do país) foi cancelada devido aos fortes ventos que açoitavam todo o acampamento (ventos que levaram todos muito cedo para dentro de suas barracas).
Obs: na manha seguinte à missa, a minha aliança voltou a assumir o seu aspecto prateado (por fora apenas), permanecendo negra por dentro. Ainda nao encontrei uma resposta satisfatória para tais mudanças de coloraçao.
<< Home