domingo, janeiro 07, 2007

IV Jamboree da Fraternidade, 3 de janeiro de 2007

Último dia de atividades do IV Jamfra, que contou com a presença de mais de 3000 participantes de 14 países diferentes. O dia de amanha destina-se apenas à desmontagem dos subcampos e saída do Campo Escola (local onde foi realizado o Jamboree).
Era para termos ido embora ontem, mas acabamos por nos decidir em irmos embora junto com todos, e aproveitarmos ao máximo a oportunidade de fazermos os contatos necessários para o restante da nossa viagem.
Eu e o Chefe Maurício tiramos o dia para levarmos as nossas roupas e a de mais alguns integrantes da Delegaçao Brasileira para Arani, para que uma senhora que mora no povoado pudesse lavá-la por apenas 5 Bs a dúzia de peças.
No caminho, conhecemos um simpático garoto, de cerca de 3 anos, chamado Jorge, que acompanhou-nos durante um percurso, e perguntado sobre a sua idade, afirmava ter 25 anos... Mais um personagem, entre tantos de nossa viagem.
Permanecemos na cidadezinha, aguardando as roupas secas (voltaram todas molhadas, o que obrigou-nos a torcê-las e estendê-las na casa de uma senhora que nos foi muito gentil e prestativa). Retornamos entao, sem as roupas, já no fim da tarde, a fim de preparar-nos para a grande Festa de Encerramento do IV Jamfra.
A Festa mostrou um pedaço do espetáculo Bolívia Mágica, cancelado ontem por conta dos fortes ventos, seguindo-se homenagens aos organizadores, e aos países participantes, finalizando-se com a cançao da despedida.
A festa com as bandas perdurou até umas 03:00, 04:00 hs, onde depois seguimos para o nosso subcampo, onde prosseguimos em nossas festividades, partindo mais tarde (ou mais cedo já) para outro local, onde reuniam-se um número maior de pessoas, e onde a música e danças perduraram até o sol raiar.
Decidimos (os brasileiros presentes) entao retornar ao nosso subcampo, e enquanto eles foram dormir (já em torno das 07:00 hs) eu preparei-me para ir até Arani, uma vez que tínhamos de buscar as roupas que lá haviam ficado secando, e retornar antes da saída dos ônibus que nos levariam para Cochabamba, marcada para às 10:00 hs.